publicidade

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A NOVA MPB


 UMA NOVA REVOLUÇÃO NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA ?

 


O samba começou a ter influência no cenário nacional no início do séc. XX, sendo Ernesto dos Santos, compositor da música "Pelo Telefone", o primeiro do gênero a gravar oficialmente no Brasil. Logo em seguida vieram músicas de Pixinguinha, Ary Barroso, Lamartine Babo, Dorival Caymmi, Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa, entre outros.
Com o avanço da comunicação por intermédio do rádio, essas canções foram se popularizando cada vez mais, e caindo no gosto popular.
Ao longo do tempo, foram surgindo novos artistas e com eles novos estilos derivados do samba, como por exemplo, a Bossa Nova, criada no final da déc. 50, trazendo um estilo mais calmo e suave nas vozes de João Gilberto, Tom Jobim, Elis Regina, Vinícius de Moraes, Caetano Veloso e por aí vai...
Atualmente, nota-se que está havendo uma renovação de cantores e compositores nesse estilo, sendo considerados como "A nova MPB", dentre eles destacam-se: Mariana Aydar, Roberta Sá, Maria Gadu, Diogo Nogueira, entre outros...


Dessa nova geração, quais cantores ou bandas além dessas citadas, podemos considerar como promessas??? E quais já deixaram de ser promessas e se tornaram realidade??? 
É esse o termo que estão usando para descrever as cantoras que tem aparecido fazendo música popular brasileira. A classificação musical que abrange nomes como Chico Buarque, Ney Matogrosso, Elis Regina, hoje, alguma décadas depois, está recebendo uma onda de cantoras de voz doce, letras leves e cheias de musicalidade. Sem excessos, o bom estilo banquinho e violão meio repaginado com os elementos eletrônicos acrescido de baladas tranquilas.
Bem tocadas nas rádios e colecionando prêmios e algumas até com apresentações internacionais, aqui está o novo time da MPB: Tiê, Céu, Tulipa Ruiz, Luisa Maita, Maria Gadú, Mariana Aydar, Roberta Sá, Karina Buhr, Ana Cañas e Luiza Possi.
Abaixo, uma canção de cada uma. Para quem já conhece, vale a pena relembrar. Para quem não conhece, corre procurar mais músicas e descobrir um pouco dessas vozes doces.
"O disco da Tulipa já vendeu mais do que os últimos de Caetano e Gil. O do Criolo quase supera o da Madonna."
As contas são de João Paulo da Silva Bueno, coordenador da categoria de música da Livraria Cultura. Responsável pelas compras de CDs, vinis e DVDs musicais da rede de lojas, freqüentada pela classe média e alta paulistana, não pode falar em números. Mas reitera que esses músicos e outros, como Karina Buhr e Céu, vivem no top 10 da loja. Discos deles não faltam nas gôndolas, são procurados quase todo dia. "A gente ouve muito o que o cliente pede. E vamos atrás. Aconteceu com Thiago Pethit, Romulo Fróes, Bixiga 70, Gui Amabis e até Criolo e Tulipa."

FONTES: http://www1.folha.uol.com.br/serafina/1082810-artistas-fazem-nova-mpb-mesmo-sem-apoio-de-grandes-gravadoras.shtml
                 http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/219910/
                 http://www.depoisdosquinze.com/2012/02/28/a-mpb-da-nova-geracao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário